Um bordado a moda antiga - Redwork

Postado por Rô Maia

O bordado livre não é o meu forte, mas acho simplesmente lindo esse tipo de bordado e venho praticando sempre que tenho tempo. Então descobri o Redwork e fui ver como era essa técnica de bordado. Ainda estou me organizando para fazer alguns trabalhos, até porque eis que de novo o bordado livre aparece na minha vida... deve ser destino rss... Quero contar um pouco da história deste bordado...

Este bordado é chamado de Redwork (“trabalho vermelho” em inglês) surgiu no início do século 19, (principalmente na Inglaterra e depois se expandindo para os Estados Unidos) e utilizava um fio de algodão resistente e de cor vermelha fabricado na Turquia. Até este momento, os bordados eram todos feitos com fios de cor branca, pois o processo de tingimento deixava o fio fraco para o bordado. Utilizavam muito fios de seda já que a seda conseguia ser tingida em outras cores, mas possuía um custo muito alto. Trabalhos lindos foram feitos e que resistiram até os tempos atuais.

O que facilitou a expansão do Redwork não foi somente o seu baixo custo, mas também a facilidade em utilizar os pontos já tão conhecidos... Principalmente o ponto haste, o ponto atrás e o ponto partido, respectivamente “stem stitch”, “backstitch” e “split stitch” como são chamados esses pontos no Redwork. Tradicionalmente, o Redwork era bordado em musselina de algodão, no tamanho de 15 cm² e já riscada, que depois de bordados eram aplicados em lençóis e toalhas.

Com o avanço das técnicas de produção de fios e o surgimento de fios com outras cores também resistentes, o Redwork foi deixado de lado e já não mais tão executado. Porém, hoje muitas artesãs estão buscando recriar alguns modelos antigos desse bordado para utilizar em Patchwork.

Alguns trabalhos que encontrei pela internet...






4 comentários:

  1. formaxima.com disse...

    Fada meus parabéns pelo seu trabalho e blog são maravilhosos desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

  2. Cláudia Gomes disse...

    Olá,

    Sou da comunidade artesanato.tv e estou te seguindo.
    Me visite quando puder: www.adorofuxicos.blogspot.com
    bjs

  3. Universo das Artes disse...

    Bom Dia
    Amiga

    Tam um selinho pra vc. no meu blog
    Beijos

  4. Neca Criações disse...

    Lindo trabalho. Parabéns!

Postar um comentário